Dia do Cachorro-Quente: aprenda como fazer o molho perfeito para o lanche 

1024 536 Eder

Seja apenas com salsicha e pão ou incrementado com molhos, purê de batata, milho, queijo, entre outros acompanhamentos, o cachorro-quente conquistou consumidores no Brasil e no mundo. É um dos sanduíches mais amados, de tal forma, que ganhou uma data especial: 09 de setembro. O segredo de qualquer cachorro-quente está na qualidade da salsicha, sua textura e sabor, que pode ser ressaltado por um molho de tomates e temperos especiais. Para celebrar a data, Eder, marca de salsichas, linguiças, bacon e frios, ensina como fazer Molho de Tomate com Salsicha, que vai deixar o sanduíche ainda mais saboroso. 

Mas de onde surgiu o cachorro-quente? Existem algumas teorias sobre o surgimento do lanche e a mais conhecida é de 1852, quando um açougueiro de Frankfurt, na Alemanha, resolveu batizar as salsichas que fabricava com o nome de seu cachorro dachshund. Um imigrante alemão, Charles Feltman, levou essa salsicha para os Estados Unidos em 1880. Lá, criou um sanduíche quente com pão, salsicha e molhos.

Há ainda outra história, de 1904, na cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos, em que um vendedor de salsicha quente criou uma maneira dos seus fregueses não queimarem a mão. A quem comprasse suas salsichas, ele oferecia luva de algodão limpíssima. Só que os clientes se esqueciam de devolvê-las e ele acabava tendo prejuízo. Seu cunhado, que era padeiro, sugeriu que o salsicheiro pusesse as luvas de lado e começasse a usar pão. 

Claro que há uma versão dessa história aqui no Brasil também. Por volta de 1926, o empresário Francisco Serrador, que idealizou a famosa Cinelândia, no centro da cidade do Rio de Janeiro, lança o cachorro-quente em seus cinemas. A novidade inspirou Lamartine Babo e Ary Barroso a criarem em 1928 a marchinha de carnaval “Cachorro-Quente”. A partir de 1945, depois da Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil passou a sofrer grande influência da cultura americana, o cachorro-quente conquistou definitivamente espaço nesse país.

O fato é que ninguém recusa um bom cachorro-quente, que pode ter influências paulistas, com o tradicional purê de batatas, ou até a ousada versão carioca, com ovos de codorna e até mesmo uvas passas. É uma delícia!

Agora que você já conhece a história, confira como preparar um delicioso e suculento molho de tomate com a salsicha Big Ederdog, preparada com carne suína, temperada com pimenta branca, alho e noz moscada e com um toque defumado, com gomos de aproximadamente 19 cm. 

A receita é prática e fica pronta em poucos minutos.

Como preparar molho de tomate com salsicha

Ingredientes

  • 500 g de salsicha BIG Ederdog (para rechear o cachorro quente ou cortadas em rodelas fininhas) – O DIFERENCIAL É O TAMANHO, NÃO FAZ SENTIDO DAR ESTA DICA DE CORTAR EM RODELA
  • 2 cebolas
  • 2 talos de salsão
  • 2 dentes de alho
  • 1 uma cenoura
  • 1 lata de tomate pelado (400g)
  • 1 xícara de água
  • 1 colher de azeite
  • Sal, pimenta do reino moída e manjericão

Modo de preparo:

  1. Em um liquidificador, processe a cebola, o alho, o salsão e a cenoura até obter um purê;
  2. Refogue a mistura de legumes no azeite até dourar bem;
  3. Adicione as salsichas e refogue;
  4. Coloque os tomates pelados e a água. Deixe ferver e baixe bem o fogo; 
  5. Deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos ou até obter a consistência desejada; 
  6. Tempere com sal, pimenta do reino moída e manjericão.

    Obs.: os legumes podem ser cortados em cubos para permanecerem mais aparentes.