Você sabe o que é charcutaria?

1024 536 Eder

A charcutaria nasceu como um dos mais antigos métodos de preservação de alimentos. Hoje, esta técnica de conservação continua sendo utilizada para o processo de quem fabrica produtos embutidos, assim como em vários outros tipos de produtos, com diferentes técnicas de preparos. Para entender como funciona, confira abaixo as principais técnicas utilizadas.

 

Defumação

O processo de defumação é utilizado em produtos cárneos (carnes suínas, bovinas, pescados e embutidos). O objetivo dessa técnica é a conservação e aumento da vida útil do alimento. Além disso, ao passar por um processo de defumação, os produtos reagem e formam compostos que dão o sabor desejado e característico de um alimento defumado.

 

Desidratação

É uma técnica que consiste em salgar (curar) a carne e deixar em um ambiente com temperatura e umidade controladas.

 

Cocção

Essa técnica consiste em cozinhar, assar ou fritar um alimento. Em geral, a cocção é quando os alimentos sofrem a ação do calor, ou seja, são cozidos. Existem vários métodos de cocção e a sua principal finalidade é atribuir textura e sabor aos alimentos.

 

Salmoura

A técnica de salmoura é utilizada para salgar a carne. Nesse método, são utilizados uma mistura de sal, açúcar e várias especiarias.

 

A charcutaria é um processo importante para a qualidade dos nossos produtos. Produzidos de forma artesanal, os produtos da Eder passam por diversas etapas para manter a qualidade e um sabor muito especial. Conheça os nossos produtos!